Siga o Portal do Holanda

Artista amazonense

Prefeitura cria página memorial em homenagem a Óscar Ramos

Publicado

em

Foto: Marinho Ramos / Semcom

Manaus/AM - Em reconhecimento ao legado do artista amazonense Óscar Ramos, morto no último dia 13, e à representatividade obtida ao longo de sua carreira, a Prefeitura de Manaus colocou no ar nesta quarta-feira, 19, uma página memorial contendo imagens de obras, vídeo, depoimentos e homenagens feitas por outros artistas a ele. Familiares e amigos também realizarão nesta quarta, missa de sétimo dia em homenagem ao curador do Museu da Cidade de Manaus, na igreja de São Sebastião, na rua 10 de Julho, Centro, a partir das 18h. 

Um dos artistas que fez homenagem a Óscar Ramos foi o cantor Caetano Veloso, e na página também tem um PDF do livro “Maya”, de autoria do próprio artista amazonense, considerada uma espécie de autobiografia. O conteúdo pode ser acessado em https://vivamanaus.com/oscar-ramos/.

Óscar Ramos faleceu aos 80 anos, por volta de 5h50 da última quinta-feira, no Hospital Beneficente Portuguesa, Centro, onde estava internado desde o dia 5/6, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nós últimos anos, Óscar Ramos atuou junto à Prefeitura de Manaus, como curador do Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus. Seu último trabalho de curadoria foi relacionado à vida e obra do escritor Guimarães Rosa, homenageado da Semana do Livro 2019 (evento em alusão ao Dia do Livro, comemorado no dia 23 de abril), promovida pela prefeitura e instituições de ensino superior. Na ocasião, Óscar acompanhou todo o processo, da criação à execução das atividades.

Óscar Ramos nasceu em Itacoatiara, interior do Estado do Amazonas (distante a 269 quilômetros de Manaus) e é considerado um dos principais nomes das artes visuais no Brasil, tendo, inclusive, realizado trabalhos com grandes nomes da música brasileira, assinando capas de discos de Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil e Gal Costa, por exemplo, além de trabalhos premiados no exterior.

Em 2018, Óscar foi homenageado com a exposição “Poemas Visuais e Retrospectiva”, que reuniu obras de diferentes períodos da carreira do artista.

O Fantástico, o caso Valeiko e a frustração dos que queriam 'incendiar' Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.