Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Manaus Ambiental inaugura nova estação de tratamento de esgoto em Manaus

Publicado

em

Manaus/AM - A Manaus Ambiental entregou na última quarta-feira (31), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos conjuntos Ayapuá e Xingu, na zona Oeste de Manaus. Além da obra, a comunidade ainda recebeu um novo benefício por parte da concessionária: o Parque da Juventude do conjunto Rio Xingu, localizado bem ao lado da ETE, entre a Rua Cecília Cabral e a Avenida Brasil, na Compensa.

A revitalização da área protegida era um pedido antigo dos moradores da região e vai beneficiar todos os bairros adjacentes. A proposta é reintegrar a população ao meio ambiente, recuperando áreas verdes que estavam degradadas. O Parque foi uma compensação ambiental firmada entre a concessionária e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) por conta das obras da ETE.

No local houve um reforço de reflorestamento com o plantio de 25 mudas de árvores. O Parque da Juventude do conjunto Rio Xingu conta com uma academia a céu aberto equipada com aparelhos de ginástica, campo de futebol, iluminação de LED e outros benefícios à comunidade, como a construção de guarita, muros e reforma de uma igreja.

A Estação de Coleta e Tratamento de Esgoto (ETE) nos conjuntos Ayapuá e Xingu, inaugurada na última quarta-feira (31), possui duas elevatórias de bombeamento de esgoto, dois mil metros de redes coletoras, moderno processo de tratamento com vazão de 86 metros cúbicos por hora e capacidade para tratar aproximadamente 27 litros por segundos (27L/s). O empreendimento irá beneficiar 10 mil novos moradores dos dois conjuntos residenciais e promover melhorias na qualidade de vida dos comunitários, sobretudo na saúde, na valorização dos imóveis e preservação, evitando a poluição dos recursos hídricos naquela região. Esta é a terceira ETE inaugurada pela Manaus Ambiental desde que a Aegea assumiu a gestão da concessionária.

Outras 15 ETEs de pequeno porte, instaladas pela cidade, também estão sendo reformadas e serão entregues à população.

AMAZÔNIA VIOLENTADA. O direito de respirar de nossos filhos

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.