Siga o Portal do Holanda

Saiba detalhes das missas

Mais de 500 mil pessoas devem ir aos cemitérios no Dia dos Finados

Publicado

em

Foto: Reprodução

Manaus/AM - Aproximadamente 1,5 mil trabalhadores de 16 órgãos da Prefeitura de Manaus estarão mobilizados na organização do Dia de Finados, nesta sexta-feira(2). Limpeza, infraestrutura, trânsito, fiscalização e pronto-atendimento ao cidadão são os principais pontos de atenção do Executivo municipal para este dia. Ao todo, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos cemitérios urbanos da cidade.

O Dia de Finados será marcado por missas nos cemitérios públicos de Manaus. A principal celebração acontecerá no Cemitério São João Batista, um dos mais antigos da cidade localizado na zona Centro-Sul, com uma Missa Campal ministrada pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. 

No São João Batista, no período da manhã, as missas acontecerão às 7h, 8h, 9h e 10h, em frente à capela dentro do cemitério. À tarde, às 18h, a missa será campal, em frente ao cemitério.

Na zona Oeste, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã), as celebrações acontecerão às 8h, 10h, 11h30, 14h e 16h. Cada missa será organizada por uma paróquia diferente. No Cemitério Santa Helena, no São Raimundo, as celebrações acontecerão no período da manhã a cada uma hora, a partir das 7h, e no período da tarde às 12h, 15h, 16h e 18h.

Na zona Sul, no Cemitério Santo Alberto, as missas acontecerão às 8h, 10h, 14h e 16h. Já no Cemitério São Francisco, às 7h , 9h, 11h, 16h e 18h. Na zona Norte, haverá apenas uma celebração às 8h no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no Santa Etelvina.

Os cemitérios funcionarão das 6h às 19h, contando com missas, organizadas por paróquias de Manaus, de hora em hora. O cemitério Nossa Senhora Aparecida é a única exceção. Funcionará das 6h às 18h.

Limpeza

A operação da Semulsp nos cemitérios já se estende por 30 dias. A programação de limpeza continua durante o dia de visitação, contando com 150 trabalhadores nos locais. Após o encerramento do dia, outros 200 trabalhadores serão mobilizados para a limpeza geral no entorno e nas quadras dos cemitérios. Todos os seis cemitérios urbanos contarão com a presença fixa de um carro coletor, caçambas e agentes de limpeza dentro dos espaços.

Apoio

Assim como faz todos os anos, a Secretaria Municipal da Mulher,  Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) já está atuando, há uma semana, dentro dos cemitérios, realizando ações de atendimento às famílias e campanhas de orientação sobre trabalho infantil.

A segurança patrimonial, contenção de qualquer acidente e atendimentos de emergência serão feitos pela Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, todos com efetivos reforçados para Finados. 

Já a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) vai instruir e organizar os comerciantes, já que é comum a venda de velas, flores e outros produtos nestas áreas no Dia de Finados.

 

Bolsonaro abre saco de maldades e mira o Amazonas

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.



Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.