Compartilhe este texto

"Saiu para salvar alguém": irmão de tripulante que sumiu no Encontro das Águas relata ato de coragem

Por Portal Do Holanda

14/02/2026 14h51 — em
Amazonas



Manaus/AM - Em meio às buscas intensas no Encontro das Águas, a esperança de encontrar sobreviventes ganha um rosto e uma história. Josias Almeida Bastos, natural de Tefé, conversou com a reportagem do Holanda, sobre o desaparecimento de seu irmão, Renato Alan Melo Bastos, um experiente tripulante da lancha Lima de Abreu XV que, ironicamente, estava na embarcação como passageiro no momento da tragédia na tarde de sexta-feira (13).

Diferente das inúmeras viagens em que trabalhava na lancha, o tripulante, Renato aproveitava o dia de folga para conhecer Nova Olinda do Norte. "Ele viaja há bastante tempo nessa lancha como tripulante, mas dessa vez ele ia para conhecer a cidade, ia a passeio", explicou Josias.

A família só soube que ele estava a bordo após vídeos do naufrágio circularem nas redes sociais. "Minha filha mandou o vídeo da lancha naufragada, mas eu não sabia que ele estava lá. Só depois minha sobrinha confirmou que ele estava na embarcação", relembrou o irmão, emocionado.

Josias (blusa cinza) e Renato (blusa Preta)

A esperança da família Bastos se sustenta na experiência e na criação no interior do Amazonas. Acostumado a nadar e mergulhar desde a infância em Tefé, o desaparecido teria sido visto por outras pessoas tentando ajudar passageiros durante o naufrágio.

"Houve relatos de que viram ele agarrado em alguma coisa na lancha. Em certo momento, ele resolveu soltar. O pessoal contou que ele saiu para ajudar alguém e, desde então, não o viram mais", relatou Josias.

Para o irmão, a possibilidade de ele ter nadado para uma das margens ou estar em uma área de mata é real. "A gente tem nossa fragilidade, mas ninguém deixa alguém se afogando. Ele pode ter se perdido tentando salvar outra pessoa. A expectativa é que, a qualquer momento, ele chegue aqui."

O tripulante desaparecido é casado e pai de três filhos. Enquanto as equipes de resgate mantêm os mergulhos, a família permanece em vigília, acreditando que a bravura e a experiência do homem do interior o tragam de volta para casa.

Helicópteros e mergulhadores vasculham rio e margens atrás de sobreviventes no Encontro das Águas

Naufrágio no Encontro das Águas interrompe sonhos de criança e de futura dentista

Vítima de naufrágio no Encontro das Águas diz que lancha começou a afundar "da frente para trás"

Piloto de lancha que naufragou pagará fiança e responderá em liberdade

Confira os nomes dos desaparecidos no naufrágio do Encontro das Águas

Mulher diz que cunhada deu colete para filho se salvar e sumiu no Encontro das Águas; veja

Comandante de lancha é preso após naufrágio no Encontro das Águas; vídeo

"Tentei abrir a janela e não consegui", diz idoso que sobreviveu a naufrágio no Encontro das Águas

Passageira diz que alertou condutor sobre velocidade da lancha que afundou no Encontro das Águas

Wilson Lima determina apoio imediato às vítimas de naufrágio no Encontro das Águas

Morte de criança em naufrágio no Encontro das Águas é confirmada 

Recém-nascido é resgatado dentro de cooler após naufrágio no Encontro das Águas

Corpo de mulher é encontrado após lancha afundar no Encontro das Águas 

Vídeos mostram desespero de vítimas após naufrágio no Encontro das Águas; veja

Lancha afunda no Encontro das Águas e causa pânico entre passageiros

Força-tarefa atua em naufrágio no Encontro das Águas


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas