Amazonas decreta ponto facultativo e define esquema de serviços essenciais
Manaus/AM - Com o decreto de ponto facultativo assinado pelo Governo do Amazonas para os dias 16, 17 e 18 de fevereiro, o funcionamento dos órgãos públicos estaduais será alterado. Enquanto o expediente administrativo para, os serviços essenciais de saúde, segurança e cidadania seguem esquemas especiais de plantão.
Segurança Pública e Polícia Civil
A segurança será reforçada na capital com patrulhamento ostensivo da Polícia Militar e prontidão do Corpo de Bombeiros (193). No Sambódromo, a Polícia Civil manterá uma Delegacia Móvel para registros imediatos durante os desfiles.
As centrais de flagrantes (1º, 6º, 14º e 19º DIPs) e as delegacias especializadas da Mulher (DECCM), da Criança (Depca) e de Atos Infracionais (Deaai) funcionarão em regime de 24 horas. Unidades como a Delegacia de Homicídios (DEHS) e de Roubos e Furtos (DERFD e DERFV) também manterão equipes de plantão para crimes específicos.
Atendimento de Saúde e Telemedicina
A rede de urgência e emergência, que inclui SPAs, UPAs e Prontos-Socorros (adultos e infantis), funcionará sem interrupção em Manaus e no interior.
Uma das novidades reforçadas pela SES-AM é o aplicativo Saúde AM Digital. O cidadão com sintomas leves — como febre, dor de cabeça ou vômito — pode realizar consultas por vídeo com clínicos gerais 24h por dia, sem precisar sair de casa. As maternidades estaduais e o Centro de Saúde Mental (Cesmam) também operam normalmente.
Fundações e especializadas
Hemoam: Recebe doadores na segunda-feira (07h às 18h) e na quarta-feira de cinzas (13h às 18h). Na terça de Carnaval, a coleta fecha.
FCecon: Mantém urgência 24h e as sessões de radioterapia agendadas.
Ambulatórios: Caics, Caimis e Policlínicas fecham durante o feriado e retomam as consultas na quinta-feira (19/02).
Assistência Social e Cidadania
O programa Prato Cheio terá um calendário específico: as 44 unidades abrem normalmente na segunda-feira (16/02), mas fecham na terça e na quarta-feira de cinzas. Já os postos do PAC e o Detran-AM suspendem as atividades na segunda-feira e só retornam o atendimento na quinta-feira. Para mulheres em situação de risco, o Sapem segue com atendimento 24h.
Cultura e lazer
O Teatro Amazonas fecha para manutenção na segunda-feira, mas abre para visitação na terça (9h às 13h) e quarta (13h às 17h). O Museu do Seringal recebe visitantes na segunda-feira até as 13h, fechando nos dias seguintes. Os demais centros culturais, como o Palacete Provincial e o Palácio Rio Negro, permanecem fechados de segunda a quarta-feira.
ASSUNTOS: Amazonas