Trump anuncia que Israel e Hamas assinaram acordo de paz para 1ª fase de cessar-fogo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (8) que Israel e o grupo Hamas assinaram o acordo de paz que prevê a libertação de todos os reféns mantidos desde 7 de outubro de 2023 na Faixa de Gaza. O acordo também estabelece a retirada das tropas israelenses para uma linha previamente acordada, embora os detalhes da posição militar ainda não tenham sido divulgados.
A primeira fase do plano, elaborado pelos EUA, transforma Gaza em uma zona livre de grupos armados e cria um governo de transição formado por palestinos tecnocratas e especialistas internacionais, supervisionado por um "Conselho da Paz" presidido por Trump. Hamas e outras facções palestinas ficam impedidos de participar do novo governo e podem receber anistia caso entreguem suas armas e se comprometam com a convivência pacífica.
Além disso, a proposta prevê que Israel libere cerca de 2 mil prisioneiros palestinos e que a ONU e o Crescente Vermelho coordenem a distribuição de ajuda humanitária. O Hamas tem 72 horas para cumprir a liberação dos reféns, marcando o início dos passos rumo a uma paz duradoura na região, segundo Trump e os mediadores do Catar, Egito e Turquia.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo