Israel prepara execução imediata de plano de Trump após resposta do Hamas
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta sexta-feira (3) que o país está se preparando para a "implementação imediata" da primeira fase de um acordo mediado pelos Estados Unidos, após receber uma resposta do grupo palestino Hamas.
"Diante da resposta do Hamas, Israel está se preparando para implementar imediatamente a primeira fase do plano de Trump para a libertação imediata de todos os reféns", informou o comunicado oficial.
O governo israelense assegurou que continuará a trabalhar em "total cooperação" com o presidente Donald Trump e sua equipe. O objetivo é "encerrar a guerra, de acordo com os princípios estabelecidos por Israel, que são consistentes com a visão do presidente Trump."
Redução de Ofensiva em Gaza
A sinalização de avanço ocorreu após o Hamas concordar com partes do plano de paz. O grupo palestino aceitou a libertação de reféns e a entrega do controle do território de Gaza a um organismo independente, "com base no consenso nacional palestino e com apoio árabe e islâmico".
A mídia local israelense noticiou que a cúpula política do país já instruiu os militares a reduzir a atividade ofensiva na Faixa de Gaza.
O presidente Donald Trump manifestou otimismo em suas redes sociais, dizendo acreditar que o Hamas esteja pronto para uma "paz duradoura". Ele reforçou a necessidade de ações imediatas: "Israel deveria interromper imediatamente o bombardeio de Gaza para que o resgate dos reféns seja realizado com segurança e rapidez". Trump também agradeceu publicamente aos países que auxiliaram na mediação do acordo para o fim da guerra.
ASSUNTOS: Mundo