Trump pede que Israel pare bombardeios e diz que Hamas está pronto para a paz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (3) que o Hamas demonstrou estar disposto a negociar um acordo de paz após responder ao plano apresentado pela Casa Branca. Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou acreditar que o grupo extremista está “pronto para uma paz duradoura” e pediu que Israel interrompa imediatamente os bombardeios em Gaza, para permitir a libertação segura dos reféns.
Segundo o republicano, já existem discussões em andamento para ajustar os detalhes de um possível acordo, que não se limitaria apenas à Faixa de Gaza, mas buscaria uma “paz há muito tempo desejada no Oriente Médio”. A declaração veio depois de o Hamas divulgar um comunicado em que aceita, sob certas condições, libertar todos os reféns israelenses — vivos ou mortos — conforme a proposta norte-americana.
Na carta, o Hamas disse “apreciar os esforços” de Trump e de outras lideranças internacionais. O grupo também anunciou concordar em entregar a administração da Faixa de Gaza a um governo formado por palestinos independentes, com base em consenso nacional e apoio árabe e islâmico. Além disso, defendeu que as discussões sobre o futuro do território sejam realizadas dentro de uma estrutura política mais ampla, com participação ativa do movimento.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo