Trump ameaça aumentar tarifas contra o Canadá após reconhecimento à Palestina
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou a tensão comercial com o Canadá nesta quinta-feira (31), a um dia do prazo final para fechar um acordo tarifário. Ele afirmou que será "muito difícil" chegar a um entendimento depois que o governo canadense declarou apoio à criação do Estado Palestino. Caso não haja acordo até 1º de agosto, Trump promete aplicar uma tarifa de 35% sobre todos os produtos canadenses não cobertos pelo tratado comercial entre EUA, México e Canadá.
De acordo com a Reuteurs, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse que as negociações estavam avançando, mas admitiu que é improvável um consenso total até o prazo estipulado. O Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA, com mais de US$ 349 bilhões em importações americanas em 2024, além de ser o principal fornecedor de aço, alumínio e veículos para o país.
A decisão do governo canadense de apoiar o reconhecimento do Estado Palestino será apresentada em setembro, durante reunião da ONU. Carney declarou que o Canadá não pode ignorar a crise humanitária em Gaza e criticou a postura de Israel no conflito. As declarações foram rejeitadas por Israel e pelos EUA, aumentando a tensão diplomática e comercial entre os dois países.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo