'Arma apocalíptica': Aliado de Putin cita resposta nuclear após ameaças de Trump
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviar um recado ameaçador à Rússia, o ex-presidente Dmitri Medvedev, aliado de Putin, respondeu nesta quinta-feira (31) e lembrou ao norte-americano sobre o sistema nuclear automático russo conhecido como “Mão Morta”. A ferramenta, criada na era soviética, é capaz de lançar mísseis de destruição em massa mesmo que a liderança do país seja eliminada em um ataque.
A declaração foi feita após Trump criticá-lo na rede Truth Social por dizer que tarifas contra compradores de petróleo russo poderiam levar a uma guerra. “Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia, para tomar cuidado com suas palavras. Ele está entrando em um território perigoso!”, escreveu Trump. Horas depois, Medvedev rebateu no Telegram, disse que o americano parecia “nervoso” e disparou: “Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”.
O sistema “Mão Morta” é considerado uma “arma apocalíptica” e foi projetado para garantir resposta nuclear mesmo em caso de destruição do comando russo. Medvedev, um dos aliados mais agressivos de Putin, já fez declarações semelhantes desde o início da guerra na Ucrânia, criticando duramente o Ocidente e aumentando as tensões diplomáticas com os EUA.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo