Putin diz temer que o mundo esteja caminhando para a 3ª Guerra Mundial

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (20) que está preocupado com o aumento do potencial para conflitos no mundo, mencionando a guerra entre Israel e Irã, além da invasão russa à Ucrânia. Durante discurso em um fórum econômico em São Petersburgo, ele declarou que o planeta pode estar caminhando para uma terceira guerra mundial.
Putin destacou sua apreensão com as tensões em torno das instalações nucleares iranianas, onde técnicos russos trabalham na construção de dois novos reatores. “Claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo e está bem diante de nossos olhos — e nos afeta diretamente”, disse o líder russo, que mantém aliança com o Irã e lidera a guerra contra a Ucrânia desde 2022.
O presidente russo também voltou a fazer ameaças sobre o conflito ucraniano, sugerindo que pode ampliar a ocupação com a tomada da cidade de Sumy. Ao mesmo tempo, afirmou que não busca a rendição total da Ucrânia, mas o reconhecimento internacional dos 20% de território atualmente sob controle russo. Apesar disso, voltou a afirmar que russos e ucranianos “são um só povo”.
A fala de Putin também retomou argumentos já usados anteriormente, como o de que a Ucrânia não seria um país soberano. Ele chegou a publicar um ensaio com esse argumento em 2021, mas, desta vez, declarou que “nunca duvidou do direito dos ucranianos à soberania”. As declarações ocorrem em meio à escalada de tensões no Oriente Médio e ao endurecimento do conflito com a Otan.

ASSUNTOS: Mundo