EUA matam líder da Al Qaeda em ataque na Síria
Os Estados Unidos anunciaram, neste sábado (17), a realização de um ataque letal na Síria contra um líder ligado à Al Qaeda. Segundo o Comando Central dos EUA (CENTCOM), o alvo foi Bilal Hasan al-Jasim, descrito como “terrorista experiente” e com ligação direta a um integrante do Estado Islâmico responsável pela morte de três americanos em dezembro de 2025.
Em comunicado publicado no X, o almirante Brad Cooper, comandante do CENTCOM, afirmou que a ação demonstra a determinação dos Estados Unidos em perseguir grupos que atacam suas forças. A operação faz parte da campanha americana de retaliação contra o Estado Islâmico, batizada de “Operação Hawkeye Strike”.
O CENTCOM informou que o atirador do Estado Islâmico matou dois militares dos EUA e um intérprete civil em 13 de dezembro de 2025, em Palmyra, na Síria. A entidade também destacou que o líder da Al Qaeda tinha conexão direta com o autor do ataque, reforçando a justificativa para a ofensiva.
A divulgação da operação provocou reação de autoridades americanas, incluindo o secretário de Defesa, Pete Hegseth, que afirmou no X que o país “nunca esquecerá e nunca cederá”.
ASSUNTOS: Mundo