Iranianos vão às ruas em ato contra Israel; vídeo
Milhares de pessoas saíram às ruas de Teerã, capital do Irã, nesta sexta-feira (20), em protestos contra Israel, segundo a agência de notícias France Presse. As manifestações aconteceram após as tradicionais orações semanais e foram exibidas pela televisão estatal, que descreveu o ato como um “dia de solidariedade e resistência da nação iraniana”.
De acordo com as imagens, manifestantes carregavam retratos de comandantes iranianos mortos desde o início do conflito com Israel. Muitos também agitavam bandeiras do Irã e do Hezbollah, grupo libanês apoiado por Teerã. A emissora informou que atos semelhantes ocorreram em outras cidades do país, como Tabriz, no noroeste, e Shiraz, no sul.
O confronto direto entre os dois países se intensificou desde 13 de junho, quando Israel lançou uma série de ataques aéreos contra o Irã, sob a justificativa de que o regime iraniano estaria prestes a fabricar uma arma nuclear. O Irã respondeu com mísseis e drones.
Segundo estimativas oficiais, ao menos 224 pessoas morreram no Irã e 25 em Israel desde o início das hostilidades. O governo israelense também afirmou ter eliminado comandantes militares iranianos, além de danificar estruturas ligadas ao programa nuclear do país.

ASSUNTOS: Mundo