Irã pede intervenção da ONU após ataques israelenses à usina nuclear

A sucessão de ataques israelenses à usina nuclear Khondab, no Irã, causou danos significativos na estrutura da estação. Segundo o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, ao atacar o local, Israel descumpriu o acordo internacional.
O ministro cobrou medidas e punições por parte da ONU: "Se o Conselho não agir agora, deverá explicar à comunidade internacional porque seus princípios legais se aplicam apenas seletivamente a uma questão tão crucial. Também será o responsável final, juntamente com o regime israelense, caso o regime global de não proliferação nuclear um dia entre em colapso".
A usina Khondab opera na produção de "água pesada" e possui uma instalação nuclear, que segundo Israel, está na inativa, mas pode ser uma opção para o Irã, após a destruição de outros locais semelhantes.
Nela há um reator que não chegou a ser finalizado porque a comunidade internacional interviu a fim de evitar a produção e propagação de armas nucleares.
Vale destacar que o ataque de Israel ao Irã, desde o início foi justificado por que o país estaria construindo armas desse tipo. O Irã nega o fato e afirma que está sendo alvo de acusações infundadas por parte do inimigo.

ASSUNTOS: Mundo