Compartilhe este texto

Mortos durante onda de protestos no Irã ultrapassam 2 mil

Por Portal Do Holanda

13/01/2026 11h43 — em
Mundo


Milhares já perderam a vida - Foto: Reprodução X

Os protestos que tomam conta do Irã desde o fim de 2025 já resultaram em mais de 2 mil morte. A informação foi confirmada por uma fonte do governo em entrevista à Reuters, mas o total pode ser muito maior. Essa é a primeira vez que uma fonte oficial confirma o massacre.

As manifestações começaram em 28 de dezembro de 2025, motivadas pela crise econômica, inflação elevada e pedidos de reformas políticas. Desde então, o governo do aiatolá Ali Khamenei intensificou a repressão, cortando a internet e restringindo a atuação da imprensa.

Além das mortes, mais de 10 mil pessoas foram presas em diferentes cidades. Organizações internacionais denunciam que o país vive um dos episódios mais violentos de sua história recente, com relatos de execuções sumárias e desaparecimentos.

O governo iraniano, por sua vez, acusa os Estados Unidos e Israel de fomentarem os protestos e afirma que está apenas “restaurando a ordem”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo