Compartilhe este texto

Juristas acionam Tribunal Internacional contra atuação dos EUA na Venezuela

Por Portal Do Holanda

13/01/2026 18h45 — em
Mundo



Juristas e organizações de direitos humanos protocolaram um pedido no Tribunal Penal Internacional (TPI) para que sejam investigadas possíveis violações cometidas pelos Estados Unidos em ações no Caribe e na Venezuela. O grupo aponta indícios de crimes contra a humanidade, crimes de guerra e agressão internacional.

Segundo a denúncia, a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa teria ocorrido de forma ilegal, sendo classificada como tomada de refém e privação arbitrária de liberdade. Para os especialistas, a detenção teria sido usada como instrumento de pressão política e econômica sobre o Estado venezuelano.

O pedido também cita ataques a embarcações e áreas civis, além da apreensão de petroleiros venezuelanos, práticas que os juristas classificam como pilhagem e desaparecimento forçado. Apesar de os EUA não integrarem o TPI, o tribunal pode analisar crimes cometidos em territórios sob sua jurisdição ou de competência internacional. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo