Início Mundo Irã prepara execução de jovem detido em protestos
Mundo

Irã prepara execução de jovem detido em protestos

 Irã prepara execução de jovem detido em protestos
Irã prepara execução de jovem detido em protestos

 Organizações de direitos humanos alertaram nesta terça-feira (13) para a possível execução de Erfan Soltani, de 26 anos, preso após participar de protestos contra o governo iraniano. Segundo a ONG curdo-iraniana Hengaw, as autoridades informaram à família que a sentença é definitiva e deve ser cumprida já nesta quarta-feira (14).

De acordo com parentes, Soltani foi detido dentro de casa, na cidade de Karaj, e não teve acesso a advogado nem passou por julgamento formal. A Hengaw afirma que o caso foi conduzido de forma acelerada e sem transparência, o que reforça o temor de que a pena de morte esteja sendo usada como instrumento de repressão política.

O episódio ocorre em meio ao agravamento da crise no país, onde protestos iniciados por motivos econômicos passaram a exigir o fim do regime dos aiatolás. O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, declarou estar “horrorizado” com a resposta violenta das forças de segurança, enquanto ONGs alertam para o risco de execuções em massa de manifestantes. 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?