Europa enfrenta mês mais quente já registrado em meio a onda de calor
A Europa está passando por uma onda de calor sem precedentes, que fez com que junho de 2025 fosse considerado o mês mais quente já registrado em diversas nações. Países do sul e centro do continente, como Espanha, Portugal e Inglaterra, testemunharam recordes de temperatura, com termômetros se aproximando dos 46°C em locais como Espanha, Portugal, Itália e França.
Nesta terça-feira (1º), a França elevou seu alerta para o nível vermelho em decorrência das temperaturas que variam entre 38°C e 40°C em todo o território. A capital, Paris, sentiu os impactos diretos, com a Torre Eiffel tendo seu acesso público e horário de funcionamento reduzidos para garantir a segurança dos visitantes e funcionários. Outras nações também estão em estado de atenção: a Itália emitiu alertas vermelhos para 17 cidades, incluindo importantes centros urbanos como Roma e Milão, enquanto Grécia, Alemanha, Holanda e Croácia também registraram temperaturas próximas dos 40°C.
As autoridades estão orientando a população a tomar medidas de precaução, como hidratação constante e evitar exposição direta ao sol, especialmente durante os horários de pico. A onda de calor não só afeta o bem-estar dos cidadãos, mas também gera preocupações sobre os sistemas de saúde, infraestrutura e a agricultura em toda a região.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo