Saiba quem é o jovem que será enforcado no Irã por participar de protestos
O governo iraniano confirmou para esta quarta-feira (14) a execução por enforcamento de Erfan Soltani, 26 anos, preso no início de janeiro durante manifestações contra o regime dos aiatolás. O jovem é um trabalhador da indústria do ramo de vestuário e havia entrado recentemente em uma nova empresa.
Erfan é considerado um jovem calmo, preocupado com a saúde física e mental, adepto de esportes e engajado na luta pelos direitos dos cidadãos do país.
Soltani foi detido no início de janeiro, bem perto de sua casa em Karaj, cidade próxima a Teerã. Eles participava de uma manifestação contra o aumento do custo de vida e a inflação, mas foi preso acusado de M'oharebeh", termo que pode ser traduzido como “ódio contra Deus”.
Essa acusação é frequentemente utilizada pelo regime iraniano contra manifestantes e opositores políticos, e já resultou em centenas de execuções nos últimos anos. Segundo organizações de direitos humanos, Erfan fnão teve direito a defesa legal e permaneceu três dias incomunicável após a detenção. Sua família só conseguiu vê-lo por dez minutos.
Dias antes da prisão, ele chegou a informar aos parentes que estava sendo vigiado, mas se recusou a abandonar os protestos. Prisão e sentença de Erfan causou revolta mundial e gerou uma onda de críticas ao governo iraniano.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo