Compartilhe este texto

EUA suspenderão processamento de vistos de imigrantes para 75 países, incluindo Brasil, diz Departamento de Estado

Por Reuters

14/01/2026 15h20 — em
Mundo



Por Simon Lewis e Humeyra Pamuk

WASHINGTON, 14 Jan (Reuters) - O governo Trump está suspendendo o processamento de vistos de imigrante para solicitantes de 75 países, disse um porta-voz do Departamento de Estado nesta quarta-feira, como parte da intensificação da repressão à imigração por parte de Washington.

A pausa, que afetará os solicitantes de países como Brasil, Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia, começará em 21 de janeiro, disse o porta-voz. A pausa não afeta os vistos de visitantes.

"O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis os imigrantes em potencial que se tornariam um encargo público para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano", disse Tommy Pigott, porta-voz adjunto do Departamento de Estado.

"O processamento de vistos de imigrantes desses 75 países será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que receberiam assistência social e benefícios públicos", acrescentou.

A medida foi relatada pela primeira vez pela Fox News.

Trump tem buscado uma ampla repressão à imigração desde que retornou ao cargo em janeiro. Seu governo priorizou agressivamente a fiscalização da imigração, enviando agentes federais para as principais cidades dos EUA e provocando confrontos violentos tanto com imigrantes quanto com cidadãos norte-americanos.

Embora tenha feito campanha para acabar com a imigração ilegal nos Estados Unidos, seu governo dificultou a imigração legal, por exemplo, impondo taxas novas e caras aos solicitantes de vistos H-1B para trabalhadores altamente qualificados.

"Esta administração provou ter a agenda mais anti-imigração legal da história americana", disse David Bier, diretor de Estudos de Imigração do Cato e presidente da Fundação Selz em Política de Imigração, em um comunicado.

"Essa ação banirá quase metade de todos os imigrantes legais para os Estados Unidos, recusando cerca de 315.000 imigrantes legais somente ao longo do próximo ano", disse Bier.

Trump, um republicano, reconquistou a Casa Branca prometendo níveis recordes de deportações, dizendo que isso era necessário após anos de altos níveis de imigração ilegal sob seu antecessor democrata, Joe Biden.

O Departamento de Estado informou na segunda-feira que revogou mais de 100.000 vistos desde que Trump assumiu o cargo. O governo também adotou uma política mais rigorosa para a concessão de vistos, com uma verificação mais rigorosa nas mídias sociais e uma triagem ampliada.

Em novembro, Trump prometeu "pausar permanentemente" a migração de todos os "países do Terceiro Mundo" após um tiroteio perto da Casa Branca por um cidadão afegão que matou um membro da Guarda Nacional.

(Reportagem de Susan Heavey, Simon Lewis e Humeyra Pamuk)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo