EUA pausam emissão de vistos de estudo por ordem de Trump, diz site
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a suspensão temporária das entrevistas para a concessão de vistos de estudantes, segundo reportagem publicada nesta terça-feira (27) pelo site Politico. A medida afeta todos os consulados americanos no mundo e impacta quem pretende cursar qualquer tipo de estudo nos EUA.
De acordo com a reportagem, o governo norte-americano estuda ainda implementar uma análise das redes sociais de todos os solicitantes desse tipo de visto. Enquanto a proposta é avaliada, foi determinado que os consulados não realizem novas entrevistas — última etapa obrigatória para a emissão do documento.
Até a publicação desta matéria, o governo dos Estados Unidos não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso. A decisão ocorre dias após a administração Trump tentar barrar a presença de estudantes internacionais na Universidade Harvard, uma das instituições mais prestigiadas do país.
Na semana passada, o Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou a proibição de estudantes estrangeiros em Harvard, onde um em cada quatro alunos não é americano. A universidade, no entanto, recorreu judicialmente e obteve uma liminar que suspendeu temporariamente a medida, alegando que a decisão governamental causaria "efeitos devastadores".
Em nota, Harvard afirmou que "sem seus estudantes internacionais, Harvard não é Harvard" e classificou a proibição como uma "violação flagrante" da Primeira Emenda à Constituição dos EUA. A instituição destacou ainda que a medida ameaçava a permanência de cerca de 7 mil alunos estrangeiros que dependem do visto estudantil.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo