Compartilhe este texto

Harvard processa governo dos EUA após Trump proibir entrada de alunos estrangeiros

Por Portal Do Holanda

23/05/2025 10h33 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Truth Social @realDonaldTrump e Foto Harvard: Pixabay

A Universidade Harvard entrou com uma ação na Justiça contra o governo dos Estados Unidos após a decisão do presidente Donald Trump de proibir a presença de estudantes estrangeiros na instituição. A medida, anunciada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) na quinta-feira (22), afeta cerca de 6.800 alunos internacionais e foi classificada por Harvard como uma “violação flagrante” da Constituição americana.

Segundo o governo, a universidade descumpriu exigências para entregar informações sobre estudantes estrangeiros e manter registros de protestos no campus. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, acusou a instituição de criar um ambiente hostil a estudantes judeus, apoiar simpatias ao Hamas e adotar políticas consideradas racistas de diversidade e inclusão. Harvard negou as acusações e afirmou que a medida é ilegal e prejudica sua missão acadêmica.

Com a decisão, alunos estrangeiros que já estudam em Harvard terão que se transferir para outras universidades ou perderão o direito de permanecer nos Estados Unidos. A proibição entra em vigor no ano letivo de 2025-2026 e afeta também novos estudantes aceitos para iniciar as aulas em setembro, caso a medida não seja revertida judicialmente.

O embate entre Harvard e o governo Trump começou em abril, quando a universidade se recusou a limitar protestos pró-Palestina e a abolir políticas de diversidade. Desde então, órgãos federais cortaram verbas da instituição e ameaçaram retirar benefícios fiscais. Especialistas afirmam que essa decisão de banir alunos estrangeiros por motivos políticos é inédita na história do país.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo