Cavalo cai e soldado se fere em desfile do Dia da Bastilha na França; vídeo
O tradicional desfile do Dia da Bastilha, celebrado nesta segunda-feira (14) em Paris, foi marcado por uma série de incidentes que chamaram mais atenção do que a exibição de força militar planejada pelo presidente Emmanuel Macron. Um cavalo caiu no meio da Champs-Élysées, outro escapou do controle e um soldado foi flagrado com a orelha sangrando após se ferir com a própria espada.
Apesar dos imprevistos, o desfile foi organizado como uma “operação militar” para simbolizar a resposta da França às ameaças à segurança da Europa, em especial diante da guerra na Ucrânia. Macron aproveitou a ocasião para defender o aumento dos gastos com Defesa, uma demanda também reforçada por aliados como os Estados Unidos.
O presidente anunciou que pretende revisar a atual Lei de Programação Militar, que já prevê 413 bilhões de euros até 2030, e elevar os gastos para 64 bilhões de euros por ano até 2027 — o dobro do valor destinado quando ele assumiu o cargo, em 2017.
Durante discurso, Macron afirmou que a liberdade nunca esteve tão ameaçada desde 1945. "Para ser livre neste mundo, é preciso ser temido, e para ser temido, é preciso ser poderoso", declarou o presidente diante de autoridades e do público presente.
ASSUNTOS: Mundo