Revitalização do centro histórico de Manaus começa a ser planejada

Por Portal do Holanda

05/12/2014 16h51 — em Amazonas

A revitalização do centro histórico da capital começou a dar os primeiros passos esta semana, com o início do desenvolvimento do termo de referência para o do Plano Diretor de requalificação do Centro, feito pela Prefeitura de Manaus, por meio do PROURBIS.

 De acordo com o coordenador geral do PROURBIS, Claudemir Andrade, o PROURBIS, que desenvolve ações de reurbanização no Jorge Teixeira – 3ª Etapa, contratou a arquiteta e urbanista argentina Alejandra Maria Devecchi para a elaboração do termo. “A partir deste documento será contratada uma empresa para criar o plano de requalificação do Centro de Manaus. Esta empresa também será paga pelo PROURBIS”, explicou.

Alejandra disse que o documento deverá ficar pronto antes do final do ano e contará com um plano de trabalho, um cronograma e uma planilha de custos para serem seguidos posteriormente no desenvolvimento do Plano Diretor. “Este é o início de um trabalho longo para recuperar o Centro histórico de Manaus. O termo vai possibilitar que a Prefeitura recupere esse grande potencial turístico e patrimônio grandioso”, explicou a arquiteta.

Depois de passar alguns dias realizando pesquisas em Manaus, a profissional elogiou também o trabalho desenvolvido pelo PROURBIS. “Focada em revitalizar um bairro inteiro, a equipe do programa ainda se preocupa com outras áreas dos bairros. Isso é algo maravilhoso”.