Prourbis constrói muros de contenção no Jorge Teixeira

Por Portal do Holanda

24/11/2014 15h55 — em Amazonas

Com a chegada do período de chuvas é muito comum a ocorrência de desmoronamento de terra - também conhecido como desbarrancamentos - em áreas de risco por toda a cidade de Manaus. Para prevenir acidentes deste tipo e aumentar a segurança da população do Jorge Teixeira – 3ª Etapa, o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) está implantando muros contenção em vários pontos do bairro.

A construção dos muros, feitos com concreto e ferragens está beneficiando, direta e indiretamente, dezenas de famílias no bairro. “A ação do Prourbis vai garantir segurança e tranquilidade a moradores de casas construídas em áreas onde há risco de desabamento de barrancos”, explicou o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade.

A medida também elimina transtornos e incômodos durante o período de chuvas. Em alguns casos, o serviço inclui a construção de escadas ou rampas de acesso às moradias.

Para o aposentado Joel da Silva  (foto), morador da rua Pescada, a construção de um muro próximo à sua residência trouxe tranquilidade para todos da família. “Este barranco caiu duas vezes em época de chuva. Numa delas o carro do vizinho quase despencou na área. Agora, graças a Deus, não existe mais este risco. A situação está resolvida e ficou uma beleza. Eu e minha família estamos todos aliviados e muito satisfeitos com a construção. Daqui para frente a chuva pode vir”, disse satisfeito.

Na mesma rua, alguns metros à frente, a dona de casa Valdenita dos Santos vive com o marido e os três filhos. A família passava pela mesma situação, convivendo com o medo de um possível desabamento, além de outros transtornos todas as vezes que chovia forte. A obra, também beneficiou moradores de uma casa ao lado.

Foto: Paula Pessoa/Prourbis