Obras de revitalização da Manaus Moderna começam em dezembro

Por Portal do Holanda

24/11/2014 17h04 — em Amazonas

Até o final do primeiro semestre de 2015, um dos potenciais pontos turísticos de Manaus, a orla da Manaus Moderna, às margens do rio Negro, será entregue à cidade totalmente revitalizada.

O projeto de revitalização, aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  e pela Caixa Econômica Federal, contempla a recuperação de todo o pavimento asfáltico, a implantação de iluminação a vapor metálico que possibilita maior claridade, novo mobiliário urbano, faixas para pedestres, sinalizações horizontais e verticais, restauração das calçadas com espaço mais amplo para passeio, instalação de guarda-corpo, entre outras melhorias na infraestrutura da orla.

Após passar por várias análises, o projeto foi adequado e está apto para ser realizado. “Nestas análises foram otimizados alguns itens, mas mudança mesmo em relação ao projeto feito em 2013 foi apenas à exclusão dos quiosques de vendas de bilhetes de passagens regionais que agora são vendidos na galeria dos remédios, inaugurada recentemente, que fica um quarteirão acima” disse o diretor de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Antônio Nelson.   

De acordo com dados da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, aproximadamente 5 mil pessoas utilizam o Porto da Manaus Moderna semanalmente, partindo ou chegando em 600 embarcações regionais.

O projeto de revitalização da orla da Manaus Moderna é assinado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano em parceria com a Seminf e terá um investimento na ordem de R$ 1 milhão. A obra faz parte do projeto de requalificação do Centro Histórico de Manaus. A proposta é melhorar as condições de acessibilidade do público que utiliza os serviços disponíveis no porto e na feira e, assim, devolver à população amazonense mais um ponto turístico totalmente revitalizado.