Novo relator da Lava Jato deve ser definido nesta quinta-feira pelo STF
Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá sortear nesta quinta-feira (2) quem será o novo relator dos processos relacionados à Operação Lava Jato na Corte - veja mais detalhes no vídeo acima.
O substituto do ministro Teori Zavascki, que morreu no mês passado, deverá ser um dos ministros da Segunda Turma do STF: Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.
A expectativa é que Edson Fachin também participe do sorteio - o ministro já se colocou à disposição para migrar da Primeira para a Segunda Turma.
O colegiado o qual Teori integrava é responsável desde o início pela análise dos inquéritos e recursos ligados ao esquema de corrupção que atuou na Petrobras.
Nesta quarta (1º), a presidente do STF, Cármen Lúcia, perguntou aos outros ministros da Primeira Turma – Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Rosa weber – se eles querem migrar de turma.
A expectativa é que nenhum deles manifeste interesse em fazer a mudança. Assim, se isso se confirmar, Fachin será efetivado no colegiado e estará apto a participar do sorteio.
No STF tramitam, atualmente, cerca de 40 inquéritos e quase 100 delações premiadas relacionadas à Lava Jato, que aguardam o novo relator para voltarem a andar.
ASSUNTOS: Lava Jato, Manaus, STF, Brasil