Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Grupo Alemã: Uma história passada de avô para neto

Publicado

em

Uma história passada de avô para neto que atravessou gerações, assim pode ser resumido os 35 anos da Alemã, grupo amazonense que reúne hoje mais de 800 colaboradores diretos e em torno de 2500 empregos indiretos para atender milhares de clientes nos seus mais de 34 restaurantes e quiosques de diversas marcas espalhados por Manaus. 

Apesar do tempo e da experiência, o Grupo Alemã mantém a direção familiar, mas com uma gestão pautada na governança, que investe em tecnologia e no capital humano buscando sempre melhorar o processo produtivo. Nesse sentido, há três anos, trabalha com a Fundação Dom Cabral para reforçar ainda mais a gestão.

“Cada vez mais queremos retomar o passado, resgatar encantamento dos nossos produtos e serviços. Não deixamos de ser uma empresa familiar, mas atualmente temos uma estrutura moderna procurando cada vez mais ser enxuta e reconhecida pela qualidade junto aos nossos clientes”, explica o diretor presidente do Grupo Alemã, Raul Andrade. 

Andrade veio do Rio de Janeiro para Manaus no início dos anos 80, logo após se formar em Engenharia na Cidade Maravilhosa, mas já havia estado por diversas vezes na capital amazonense, onde seu avô tinha um restaurante, o Kavako, que deu origem ao primeiro estabelecimento do grupo, a Fiorentina, no Centro.

“Eu gostava do pique da cidade, das oportunidades, da floresta, os rios, o clima amazônico, das cachoeiras do Tarumã e Tarumãzinho, também pela pujança da Zona Franca de Manaus. O Kavako foi uma semente de onde nasceu a Fiorentina, na Praça da Polícia”, lembra o empresário da gastronomia.    

Em seguida foi inaugurado a Alemã, que ainda hoje continua na Praça da Polícia. Em 91 a Fiorentina ganhou uma filial no Amazonas Shopping e o Allegro, praticamente no mesmo período. Atualmente o Grupo Alemã trabalha com as marcas Bob’s (oito lojas e 13 quiosques), Alemã (oito lojas), Camarão & Cia (duas). Um total de 34 pontos de venda espalhados pela cidade.

A Alemã possui fabrica própria e em 2016 estuda a iniciar novas operações em shoppings centers ou locais que ofereçam segurança e comodidades aos clientes.

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas

A ditadura da bela contra as feras de Barreirinha

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.