Compartilhe este texto

Candidatos não eleitos voltam a pedir anulação do primeiro turno em Manaus

Por Portal Do Holanda

27/11/2020 11h21 — em
Eleições


Manifestantes alegam que houve fraude facilitada por ataque cibernético ao TSE. Foto: Portal do Holanda

Manaus/AM - Candidatos não-eleitos no primeiro turno municipal deste ano realizaram, na manhã desta sexta-feira (27), manifestação em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para pedir o cancelamento das eleições.

A suspeita de fraude é reforçada pela tentativa de ataque cibernético à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no domingo (15), confirmada pelo presidente do órgão, Luís Roberto Barroso, e que resultou na interrupção do processo de apuração e contagem dos votos.


A paralisação durou três horas. "Se houve parada, por que não recontaram os votos do zero? Por que voltou com fulano, sicrano e beltrano eleitos, enquanto pessoas que estavam com mil votos no começo e (após o reinício), terminaram com cem, duzentos votos?", indagou a autônoma Regiane dos Santos, 42.

Ela afirma que a maioria dos manifestantes têm provas das irregularidades. "Cadê a Polícia Federal, que prometeu drones para fiscalizar as escolas? Em cada esquina de Manaus houve compra de votos na cara de pau, inclusiva há candidatos eleitos que estão falando nas redes sociais que têm fotos com a polícia, que pegou dinheiro e material e foi eleito?", acrescentou.

Após o primeiro turno, o presidente do TSE esclareceu que o ataque não afetou o sistema de votação e que foram compartilhados apenas dados de funcionários do órgão.

A reportagem aguarda o posicionamento do TRE sobre as denúncias.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Eleições

+ Eleições