Youtuber brasileira relata momentos de terror de sobreviventes não resgatados após furacão
A youtuber Lorrayne Mavromatis relatou momentos de desespero que ainda estão sendo vividos pelos brasileiros que sobreviveram à passagem do furacão Irma pela ilha de San Martin e que não receberam resgate do governo federal até o momento.
Em seu perfil do Instagram, através de sua família no Brasil, ela divulgou fotos que mostram as ruas destruídas após a tempestade, e relatou:

"O governo do Brasil acabou de me informar.. NÃO possuem planos de nos evacuarem! Este, era nosso quarto. Aí ficavam as paredes. Quem já viu o tour pelo ape, lembra que aí ficava a janela que eu amava ficar olhando pro aeroporto e o mar. O furacão irma levou tudo que via pela frente. O governo Brasileiro está planejando mandar mantimentos.. mas NENHUM plano de evacuação. A Venezuela está vindo resgatar nossos amigos. EUA está indo e saindo ha dois dias. Mas NADA de planos pra nós. Por favor. Nos ajudem! Caso os militares dos EUA me aceitem como sou residente permanente, temos uma chance. Mas nossos amigos Brasileiros não. Não vou desistir até TODOS nós sairmos dessa ilha. BRASIL! POR FAVOR!!! Precisamos de voces!!!!".
A família de Lorrayne foi quem divulgou as informações no perfil da jovem, que só conseguia sinal de celular e internet poucas vezes, suficientes para pedir socorro e atualizar os parentes.
Na tarde deste domingo (10), a irmã dela, Lauriene Jorge, atualizou as informações sobre a youtuber, afirmando que ela já foi resgatada pela Força Aérea Americana, e não pela brasileira, e que outros brasileiros permanecem no local sem ajuda de seu país.
"Pessoal, a Lorrayne e o Davi já estão no avião, ela acabou de nos avisar. Conseguiram evacuar, vamos continuar a mobilização para que o governo brasileiro resgate a todos os brasileiros que ainda estão na ilha de St. Maarten. Que fique claro que foi a força aérea AMERICANA que tirou minha irmã da Ilha de St. Maarten. Que o Brasil faça algo logo, porque todos os brasileiros daquela ilha estão desamparados, aguardando a promessa de serem resgatados pelo governo brasileiro!".
Antes da publicação, Lorrayne havia relatado que ainda tinha esperanças no consulado brasileiro: "A situação da ilha está ficando cada vez mais perigosa. A violência está altíssima e a cada dia que passa, piora. Vamos dormir com medo. Todas as noites. Hoje recebemos uma benção! A marinha Holandesa está com a gente e estará na porta da faculdade nos protegendo. O alivio que sentimos é tremendo!! Como somos gratos a todos os militares!! Ainda não ha nenhuma atualização do consulado Brasileiro e nenhum plano em ação para nos evacuar".
No sábado, ela relatou: "Aviões militares dos EUA estão evacuando cidadãos Americanos da ilha toda. Pelo que falaram, são mais de 3 mil. Evacuaram 10 mães com filhos da escola hoje, mas não deixaram os pais irem juntos. Ainda temos comida e água para beber. Enfim, esta é a atualização de agora. Lá vamos nós para mais um furacão, em questão de dias. (...)"
O caso está repercutindo nas redes sociais através da hashtag #BrasileirosNoCaribe.
O presidente Michel Temer tuitou dizendo que está "acompanhando com preocupação a chegada do furacão Irma à Flórida", e que colocou "nossa rede de embaixadas e consulados em estado de alerta para prestar todo o apoio necessário aos brasileiros afetados." "Minha solidariedade à comunidade brasileira e a todos os afetados", postou o presidente na rede social.
ASSUNTOS: brasileiros no caribe, furacão, irmã, Famosos & TV