Compartilhe este texto

Felca propõe disque-denúncia após morte do cão Orelha: "Vamos mudar tudo"

Por Portal Do Holanda

12/02/2026 9h44 — em
Famosos & TV



O youtuber Felca lançou nesta quinta-feira (12) uma iniciativa para combater maus-tratos a animais, após a morte do cão Orelha, em Florianópolis. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele explicou que está mobilizando um abaixo-assinado para pressionar o Ministério da Justiça a criar um disque-denúncia exclusivo para denúncias de crueldade contra animais. “Vamos usar a revolta que sentimos por esses adolescentes para algo que causa uma mudança real. Para que o cachorro Orelha seja eternizado como o cachorrinho que salvou milhões de outros”, afirmou.

Felca contextualizou o caso que motivou a mobilização. O cão, conhecido na região da Praia Brava, foi agredido por adolescentes e morreu devido aos ferimentos. “Poupar a dor não era uma prioridade para eles”, disse o influenciador. Ele ressaltou ainda que, no Brasil, o índice de proteção animal é baixo, com nota “D” no ranking do World Animal Protection, ficando atrás de países como Índia e México.

O youtuber detalhou como funcionaria o disque-denúncia: o cidadão ligaria, informaria o tipo de animal e o risco, e a denúncia seria triada para polícia, fiscalização veterinária ou serviço municipal, com possibilidade de ação preventiva. “Ninguém ia ficar perdido, é um canal único. Um disque-denúncia mudaria tudo. Mas precisa de todo mundo unido para isso acontecer”, disse Felca, convocando seguidores a assinarem o abaixo-assinado.

Felca também destacou a importância da mobilização coletiva. “Sabe o que vai mudar com essa mobilização toda que estão fazendo, influenciadores falando, pessoas compartilhando? Nada. O Carnaval vai passar e 13 ‘Orelhas’ vão continuar sendo maltratados por dia”, afirmou. O youtuber espera que, com a iniciativa, seja possível reduzir o número de maus-tratos e conscientizar a população sobre a proteção animal.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV