PSOL pede prisão imediata de Ramagem após suspeita de viagem aos EUA
O PSOL pediu nesta quarta-feira (19) que a Polícia Federal prenda imediatamente o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O pedido foi motivado por uma reportagem do portal PlatôBR, que afirmou que o ex-diretor da Abin estaria em Miami, nos Estados Unidos, apesar de estar proibido de deixar o país por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
No documento enviado à PF, o deputado Henrique Vieira (PSOL-RJ) argumenta que a suposta permanência de Ramagem em um condomínio de luxo na Flórida configura risco de fuga e poderia impedir a execução da pena. O partido solicitou ainda que, caso a viagem seja confirmada, sejam adotadas medidas como pedido de extradição e cooperação internacional com autoridades norte-americanas.
A defesa de Ramagem não quis se manifestar, e o PL também não respondeu aos questionamentos. O parlamentar foi condenado pela Primeira Turma do STF a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime fechado por participação na tentativa de golpe. A Corte determinou ainda a perda do mandato, decisão que precisará ser confirmada pela Câmara após o trânsito em julgado.
De acordo com o acórdão publicado na segunda-feira (17), Ramagem e os demais réus do núcleo 1 da ação estão proibidos de deixar o país e foram obrigados a entregar todos os passaportes.
ASSUNTOS: Brasil