Compartilhe este texto

Nova fase de operação da PF sobre fraudes no INSS mira casal de empresários em SP

Por Portal Do Holanda

14/05/2025 10h41 — em
Brasil


Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (14), uma nova fase da operação que apura um esquema de fraudes que descontava valores de aposentados e pensionistas do INSS. O alvo da operação de hoje é o casal Cícero Marcelino de Souza Santos e Ingrid Pikinskeni Morais Santos que mora em Presidente Prudente, em São Paulo.

Conforme a PF, Cícero seria assessor do presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, que teria recebido mais de R$ 100 milhões do  undo do RGPS/INSS.

Ingrid, por sua vez, é sócia de Cícero e junto com o marido, teria recebido R$ 812.000,00 de Carlos por meio de contas pessoais e jurídicas de empresas que pertencem ao casal.

"Como analisado, vultosas somas são enviadas diretamente pela Conafer para Cícero Marcelino, Ingrid Pikinskeni e suas empresas, sendo que, posteriormente, o dinheiro aparenta circular pelas diversas empresas do grupo. Esses fluxos sugerem um mecanismo de dispersão de recursos por meio de entidades e empresas controladas por indivíduos ligados à associação e ao esquema. A origem desses recursos, que passaram por diversas associações e empresas, portanto, levanta suspeitas de lavagem de dinheiro", diz a PF.

Durante a operação, o casal teve carros apreendidos e a PF tenta descobrir se eles mantém patrimônio em oculto que pode ter sido adquirido com o dinheiro das fraudes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil