Lula vai discutir resposta às deportações de brasileiros pelos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (27) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para debater os recentes episódios de deportação de brasileiros pelos Estados Unidos. O encontro busca avaliar os impactos das ações conduzidas pelo governo de Donald Trump e decidir sobre a participação de Lula em uma reunião de emergência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), convocada para esta quinta-feira (30).
O evento da Celac foi solicitado por Honduras, que atualmente lidera o bloco, para discutir as deportações de imigrantes. A reunião será híbrida, e Lula poderá participar remotamente, embora Mauro Vieira possa representar o Brasil presencialmente. Desde sexta-feira (24), quando um voo com 158 deportados chegou ao país, relatos de maus-tratos, problemas técnicos na aeronave e uso de algemas geraram críticas do governo brasileiro.
O Ministério da Justiça classificou o uso de algemas como desrespeito aos direitos fundamentais, enquanto o Itamaraty pediu explicações ao governo americano, descrevendo o tratamento como "degradante". Mesmo com as denúncias, Lula ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema, delegando as respostas ao Itamaraty e ao Ministério da Justiça.
O Brasil retornou à Celac em 2023, após ter deixado o bloco durante o governo Jair Bolsonaro. O episódio reforça a necessidade de articulação regional diante das políticas migratórias mais rígidas do governo Trump, que afetam diretamente os imigrantes latino-americanos.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil