Compartilhe este texto

Inundações aumentam risco para surto de dengue e leptospirose no Rio Grande do Sul

Por Portal Do Holanda

07/05/2024 9h16 — em
Brasil


Foto: Ricardo Stuckert/PR

As intensas chuvas que têm assolado o Rio Grande do Sul nas últimas semanas estão levando consigo um outro perigo que são as águas contaminadas que aumentam o risco de doenças, como a dengue e a leptospirose.

Segundo a infectologista Stephanie Scalco, a água misturada com urina de ratos pode desencadear casos graves de leptospirose e as poças d'água acumuladas favorecem a propagação da dengue.

"A água tem excrementos humanos, tem resíduos de fezes humanas e não humanas. Então, tudo que pode ser transmitido por meio de esgoto vai estar presente nessa água", afirmou Stephanie Scalco ao G1.

Ela ainda ressalta que a probabilidade de contrair uma doença pela água está associada a diversos fatores, como contato prolongado, ferimentos abertos, ingestão acidental e contato com a boca ou nariz.

Sintomas variam conforme cada enfermidade, mas tendem a surgir rapidamente após o contato com a água contaminada. Entre os sinais mais comuns estão diarreia, vômito e mal-estar, que podem se manifestar dentro de 24 horas após a exposição.

Já a leptospirose pode apresentar um período de incubação de 3 a 20 dias, podendo evoluir para casos graves, até mesmo fatais.

"Sempre tem risco de morte essas doenças. Vai depender muito da fragilidade da pessoa que contraiu, então quanto mais doente, mais frágil, [pior]. Idosos, crianças apresentam mais risco de mortalidade, a gente tem aí um percentual considerável de casos de leptospirose que evoluem para forma grave", conclui Scalco.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil