Compartilhe este texto

Eleitores de Manaus revelam medo de andar nas ruas


Por Raimundo de Holanda

16/05/2024 19h40 — em
Bastidores da Política


  • Eles também apontam como requisito necessário a todos os políticos a honestidade. Como política é feita de trapaças, honestidade é fator relativo. Assim, parece difícil agradar os eleitores em qualquer tempo e qualquer época.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira revela que 93% dos residentes em Manaus se sentem inseguros. Embora a pesquisa seja eleitoral ,ela partiu de critérios técnicos que contemplam o número de eleitores ou a população da cidade. O resultado não surpreende. Manaus está entre as 22 cidades mais violentas do mundo. 

Para 46% dos entrevistados, "a vida piorou nos últimos anos". São dados que refletem o espírito da população "que não tem conseguido o que precisa para viver bem"( 54%). A pesquisa serve de parâmetro para o necessário debate público, que os pré-candidatos têm substituído por ataques pessoais, como se a desconstrução do oponente fosse a principal arma para convencer o eleitor de que é a melhor, ou menos pior, opção disponível.

 Mas a pesquisa também revela a preocupação dos entrevistados com um dado  que serve de alerta aos administradores públicos. Quando perguntados sobre a qualidade mais importante de um político para administrar Manaus, a "honestidade" aparece em primeiro lugar, seguida da "capacidade de trabalhar" e "preocupação com os pobres".

Como honestidade é coisa relativa, parece difícil agradar os eleitores em qualquer tempo e qualquer época.

Siga-nos no

ASSUNTOS: eleição 2024m Manaus, pesquisa Quaest

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.