Compartilhe este texto

Abril registra recorde histórico de temperatura global

Por Portal Do Holanda

16/05/2024 18h45 — em
Brasil


Foto: Portal do Holanda

Dados divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontam que o mês de abril deste ano foi o mais quente já registrado na história, com uma média de temperatura global 1,58º C acima do período entre 1850 e 1900.

Este é o décimo primeiro mês consecutivo em que são registrados recordes de temperatura, evidenciando os impactos do aquecimento global. Esses efeitos já podem ser observados em diversas partes do mundo: redução da cobertura de neve na América do Norte, ondas de calor intensas em várias regiões da Ásia, seca no Sul da África e chuvas intensas no Leste da África e no Sul do Brasil.

O acordo de Paris de 1992 estabeleceu uma meta para os países reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa, visando limitar o aumento da temperatura global a 1,5º C.

Especialistas das Nações Unidas alertam que cada aumento de 0,1º C na temperatura global aumenta significativamente o risco de ocorrência de eventos climáticos extremos, como secas e chuvas intensas.

Ultrapassar o limite de crescimento de 1,5º C poderia desencadear uma série de catástrofes climáticas irreversíveis, incluindo o colapso das grandes correntes oceânicas, o derretimento acelerado das calotas polares e a destruição dos ecossistemas marinhos, como os recifes de corais.

Segundo os especialistas da ONU, eventos climáticos extremos nas últimas duas décadas já causaram prejuízos estimados em US$ 500 bilhões e obrigaram mais de 32 milhões de pessoas a se deslocarem forçadamente ao redor do mundo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil