Amazonas pode sofrer queda drástica de temperatura
Meteorologistas preveem uma forte onda de frio para as próximas semanas no Brasil, com potencial para chegar ao Sul do Amazonas, onde ficam os municípios de Boca do Acre, Pauini, Canutama, Lábrea, Tapauá, Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã. Mas pode chegar mais longe, inclusive em Manaus, onde a temperatura deve oscilar entre 20 e 26 graus.
Uma friagem que vai naturalmente passar, mas surgirá em um período de cheia dos rios, de um lado, e de colheita especialmente no Sul do Estado, o que pode ameaçar a colheita de frutas, legumes, mandioca e malva.
O governo do Amazonas, que vem atuando em socorro aos municípios atingidos pela cheia - mais de 300 mil pessoas estão com suas moradias ameaçadas - terá que lidar com mais esse problema, que pode agravar a situação de calamidade provocada pela subida dos rios.
Se há previsão de queda drástica de temperatura, com base em estudo cientifico, e anunciada com antecipação, sobra tempo para as autoridades agirem em caso de o frio superar as expectativas, com distribuição de lençóis e roupas apropriadas em áreas onde a temperatura pode ser bem menor do que o previsto - como no Sul do Estado.
É uma situação diferente e crítica, que pode ser minimizada através de campanhas de doação e distribuição de materiais apropriados para o enfrentamento desse tipo de problema.
ASSUNTOS: . Manaus, friagem, frio, queda de temperatura, sul do amazonas

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.