Compartilhe este texto

A grande águia amazônica que está cada vez mais ameaçada

Por Portal Do Holanda

08/01/2021 11h30 — em
Amazônia


Foto: Pixabay

A harpia, ou gavião-real, é uma ave de rapina que pode atingir 20kg e quase 3 metros de envergadura. O nome já é bastante sugestivo, na mitologia grega, harpias era criaturas metade humanos, metade ave. Por isso, quando os colonizadores europeus chegaram à América do Sul, batizaram uma das maiores águias do mundo com esse nome.

Existiam cerca de 20 a 50 mil harpias no mundo todo no último século. Essas águias viviam em uma região que se estende desde o México até a Argentina. Porém, devido às perdas de habitat natural, e outros problemas ambientais, as harpias sofrem risco de extinção e hoje existem pelo menos 5 mil dessas aves.

Essa espécie de águia, é totalmente monogâmica, então é improvável que a população de harpias aumente naturalmente. Além disso a derrubada de árvores atrapalha, podendo levar ninhos dessas aves e matando os filhotes.

O Projeto Harpia, ao norte, faz o mapeamento de ninhos e animais em regiões da Floresta Amazônica, Pantanal e da Mata Atlântica. O projeto também tem o papel de educar e conscientizar comunidades a respeito da preservação das aves, e de toda a fauna e flora da floresta.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazônia

+ Amazônia