Amazonas lidera desmatamento no pior abril em 10 anos, aponta Imazon

Por Portal do Holanda

17/05/2021 14h29 — em Amazônia

Desmatamento foi identificado com imagens de satélites. Foto: Divulgação/ Greenpeace

Manaus/AM - O desmatamento na Amazônia Legal em abril deste ano atingiu 778 km² e foi o pior registrado em 10 anos. Os dados são do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora a região via satélites.

O número representa um aumento de 45% em relação a abril do ano passado, quando o desmatamento somou 536 km².

O Amazonas lidera a lista com a maior parte do percentual (28%), seguido pelo Pará (26%), Mato Grosso (22%), Rondônia (16%), Roraima (5%), Maranhão (2%) e Acre (1%).

Em Lábrea e Apuí, no Amazonas, municípios que lideram o ranking dos 10 que mais desmataram, houve perda de 126 km2 de floresta, o que representa quase 60% de todo o desmatamento do Estado detectado em abril.

De acordo com o SAD, em abril, 68% do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse, e o restante foi registrado em Assentamentos (19%), Unidades de Conservação (11%) e Terras Indígenas (2%).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazônia