Compartilhe este texto

Pássaros da Amazônia ficaram menores com mudança climática, indica estudo

Por Portal do Holanda

13/11/2021 11h45 — em
Amazônia


Pesquisa acompanhou 77 espécies de aves migratórias em Centro de Biodiversidade da Amazônia / Foto: Divulgação

Manaus/AM - Uma pesquisa realizada no Centro de Biodiversidade da Amazônia, próximo a Manaus, acompanhando 77 espécies de aves não-migratórias na Amazônia brasileira por 40 anos, mostrou que o aquecimento global está afetando o tamanho delas região. As análises mostraram que todos esses 77 pássaros apresentaram massa cada vez menor diante de um clima cada vez mais quente.

O estudo, que foi publicado na revista científica "Science Advances", revelou que desde a década de 1970, a região esquentou 1,65ºC na estação seca e 1,0ºC na estação chuvosa.

Realizado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros associados ao Projeto de Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o estudo está fundamentado em dados morfométricos coletados nos últimos 40 anos. Essa área da pesquisa acompanhou as formas de uma mesma população de animais, analisando formas e tamanhos que organismos vivos podem assumir conforme o ambiente no qual se desenvolvem.

Os efeitos do impacto das mudanças climáticas sobre os pássaros migratórios já haviam sido sugerido em estudos anteriores, mas só agora foi possível associar com exatidão esses dois fatores porque o processo migratório pode ocasionar outros fatores de impacto, como perda de habitat ou a caça.

Isso significa, conforme os pesquisadores alertaram, que cada vez os pássaros cada vez menores diante de um clima cada vez mais quente.

Um dado em destaque da pesquisa é a alteração no tamanho das asas, pois segundo eles. paralelamente à redução no tamanho, um terço das espécies,  69%, apresentaram asas mais longas.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazônia

+ Amazônia