Veja como retirar o ‘Cartão Cidadão’ para o transporte público de Manaus
Por Portal do Holanda
21/08/2020 11h51 — em Amazonas

Manaus/AM - Os serviços para a retirada do “Cartão Cidadão” estão funcionando normalmente em Manaus e a prefeitura informa como os usuários do transporte coletivo podem adquirir o seu. A modalidade é uma das opções do sistema de bilhetagem eletrônica Passa Fácil, que permite o pagamento da passagem de ônibus por meio do cartão carregado com créditos, reduzindo o uso de cédulas e moedas, que podem ser vetores de contaminação da Covid-19.
Além disso, com o uso do “Cartão Cidadão”, o passageiro pode fazer a integração temporal em qualquer ponto de ônibus, fora dos terminais de integração, no período de duas horas, pagando apenas uma passagem. A integração temporal também vale para o cartão Estudante e vale-transporte.
“A cidade inteira virou um grande terminal, ou seja, a população pode fazer a integração, em qualquer ponto da cidade que ela queira, por meio do cartão Passa Fácil. Em qualquer parada de ônibus o usuário consegue isso e, dessa forma, pode seguir com a sua viagem”, destaca o diretor de transportes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Jean Faria.
O “Cartão Cidadão” pode ser adquirido, gratuitamente, nos guichês do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), de segunda a sexta, das 8h às 17h. O interessado deve apresentar identidade e CPF.
“É uma segurança que a gente tem, porque não ficamos em contato com o dinheiro e acabamos evitando assaltos. A falta de troco também não será mais um problema, quando depositamos o dinheiro no cartão. Então para mim, o uso do cartão é bem melhor. Achei o atendimento rápido e prático”, avalia Diego Siqueira, 31, minutos após retirar a primeira via do seu cartão, na sede do Sinetram, no Centro.
Os locais para a solicitação do serviço são: Terminal da Cachoeirinha (T2); Terminal da Cidade Nova (T3); Terminal Jorge Teixeira (T4); Terminal São José (T5); sede do Sinetram, na avenida Constantino Nery,476, Centro (ao lado do antigo T1). Após obter o cartão, o usuário pode se dirigir a mais de 250 endereços para comprar os créditos correspondentes às passagens que ele vai usar no transporte coletivo. Os endereços podem ser consultados no site www.sinetram.com.br.
Veja também


Fachin expõe Judiciário ao anular condenações de Lula. TRF4 e STJ erraram?
