Veja como retirar o ‘Cartão Cidadão’ para o transporte público de Manaus

Por Portal do Holanda

21/08/2020 11h51 — em Amazonas

Foto: Ingrid Anne / Semcom

Manaus/AM - Os serviços para a retirada do “Cartão Cidadão” estão funcionando normalmente em Manaus e a prefeitura informa como os usuários do transporte coletivo podem adquirir o seu. A modalidade é uma das opções do sistema de bilhetagem eletrônica Passa Fácil, que permite o pagamento da passagem de ônibus por meio do cartão carregado com créditos, reduzindo o uso de cédulas e moedas, que podem ser vetores de contaminação da Covid-19.

Além disso, com o uso do “Cartão Cidadão”, o passageiro pode fazer a integração temporal em qualquer ponto de ônibus, fora dos terminais de integração, no período de duas horas, pagando apenas uma passagem. A integração temporal também vale para o cartão Estudante e vale-transporte.

“A cidade inteira virou um grande terminal, ou seja, a população pode fazer a integração, em qualquer ponto da cidade que ela queira, por meio do cartão Passa Fácil. Em qualquer parada de ônibus o usuário consegue isso e, dessa forma, pode seguir com a sua viagem”, destaca o diretor de transportes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Jean Faria.

O “Cartão Cidadão” pode ser adquirido, gratuitamente, nos guichês do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), de segunda a sexta, das 8h às 17h. O interessado deve apresentar identidade e CPF.

“É uma segurança que a gente tem, porque não ficamos em contato com o dinheiro e acabamos evitando assaltos. A falta de troco também não será mais um problema, quando depositamos o dinheiro no cartão. Então para mim, o uso do cartão é bem melhor. Achei o atendimento rápido e prático”, avalia Diego Siqueira, 31, minutos após retirar a primeira via do seu cartão, na sede do Sinetram, no Centro.

Os locais para a solicitação do serviço são: Terminal da Cachoeirinha (T2); Terminal da Cidade Nova (T3); Terminal Jorge Teixeira (T4); Terminal São José (T5); sede do Sinetram, na avenida Constantino Nery,476, Centro (ao lado do antigo T1). Após obter o cartão, o usuário pode se dirigir a mais de 250 endereços para comprar os créditos correspondentes às passagens que ele vai usar no transporte coletivo. Os endereços podem ser consultados no site www.sinetram.com.br.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas