UBS Fluvial de Manicoré retoma atendimentos às comunidades na 1ª semana de 2026
Manaus/AM - Após finalização do processo de reforma e reestruturação, a Unidade Básica de Saúde Fluvial Nossa Senhora das Dores seguirá com atendimento em Manicoré, no interior do Amazonas, na primeira semana de 2026.
A UBS fluvial já está navegando de Manaus para o município, e retomará os atendimentos às comunidades ribeirinhas na primeira semana de janeiro. A embarcação recebeu melhorias estruturais e adequações técnicas.
Com a chegada da UBS Fluvial, centenas de famílias que vivem em comunidades de difícil acesso seguirão sendo contempladas com serviços essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) mais próximos de suas residências, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o cuidado no território.
A secretária municipal de Saúde da cidade, Maria Adriana Moreira, destacou que a unidade é uma estratégia essencial para assegurar o acesso equitativo à saúde no território ribeirinho, ampliando o alcance dos serviços.
“A UBS Fluvial funciona como uma Unidade Básica de Saúde sobre as águas, levando atendimento médico, de enfermagem, odontológico e de imunização diretamente às comunidades ribeirinhas. São ofertados acompanhamento de gestantes, crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas, realização de testes rápidos, coleta de exame preventivo, distribuição de medicamentos, ações de vigilância em saúde e atividades educativas, garantindo atenção integral e contínua às famílias atendidas”, pontou Adriana Moreira.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas