Três toneladas de carne são apreendidas no DB em Manaus
Três toneladas de carne bovina foram apreendidas pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa) nesta quinta-feira, 10, no Hiper DB da avenida Paraíba, zona Centro-Sul de Manaus.
O próprio supermercado solicitou que fosse realizada uma blitz no local, para ser provada a falsidade da denúncia de um vídeo que circulou pela web, que mostrava um gato comendo carne moída no balcão. De acordo com o fiscal de saúde Fábio Markendorf, o vídeo de fato não foi gravado no DB, porém outra irregularidade foi encontrada no momento da fiscalização.

A carne que estava sendo descarregada no momento da realização da blitz estava armazenada em uma temperatura entre 20 e 17 ºC, muito acima do necessário para conservar o alimento, que deve ser abaixo de 5 ºC. Segundo o fiscal do Dvisa, a carne conservada de tal forma pode causar sérias doenças no consumidor, ou seja, não há condições de ser consumida por humanos.
O alimento apreendido irá passar por exames para verificar se serve para o consumo de animais, e caso seja poderá ser doado com esta finalidade.

A multa para o estabelecimento pode chegar a R$ 30 mil. Além do Hiper DB da Paraíba, outras unidades do supermercardo serão fiscalizadas ainda hoje e durante os próximos dias.
De acordo com o gerente de marketing do Hiper DB, Guto Corbett, a equipe do Dvisa chegou no instante em que a carne chegava do caminhão de entrega e ficou alguns minutos fora antes da temperatura ser verificada. Segundo Guto, os balcões do DB estão sendo trocados desde o início da semana, para evitar a má conservação dos alimentos.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas