Treinamento com uso de armas
Na segunda e terceira semanas foram feitas instruções e avaliações de abordagem veicular, tiros de fuzil, metralhadora, arma calibre 12 e pistola, onde eles tiveram que alcançar cem por cento de acerto. Na última etapa, todos passaram por testes emocionais, com situações de elevado índice de estresse.
Além dos integrantes do Grupo FERA do Amazonas, participaram do curso policiais civis da Divisão de Operações Especiais (DOE) da capital federal, Brasília, e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) do Rio de Janeiro. Ao todo foram dez policiais brasileiros, um suíço, integrantes da Força Aérea Americana (United States Air Force – USAF) e policiais americanos que pretendem ingressar na SWAT. Para o investigador do Amazonas Dinor Castelo Branco essa foi uma experiência única.
“Aprendemos a lidar com situações e armas que não temos aqui. Foi um ótimo intercâmbio, onde pudemos trocar experiências e adquirir novas técnicas. Agora iremos repassar tudo o que aprendemos aos nossos companheiros, para que possamos padronizar a técnica e qualificar ainda mais o Grupo FERA”, afirmou o policial civil, que recebeu o certificado de conclusão do curso.
Os policiais tiveram incentivos da Polícia Civil do Amazonas, que atendendo ao convite feito pela Polícia de Miami, patrocinou parte das despesas dos servidores, como forma de estímulo e valorização dos mesmos, além de ter em vista a qualificação para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 ™.
“O Grupo FERA tem um bom relacionamento com a SWAT de Miami, tendo inclusive dois outros integrantes formados nesse curso em 2012. A partir de agora esse número sobe para cinco. Foi uma honra termos recebido mais uma vez o convite para participarmos desse treinamento, nos Estados Unidos. O apoio da Polícia Civil do Amazonas foi imprescindível para chegarmos até o final do curso e alcançarmos mais esta conquista profissional”, pontuou um participante.
Foto: Divulgação
ASSUNTOS: grupo Fera, swat, treinamento, Amazonas, Policial