Temporal ultrapassa 100mm em bairros de Manaus e Defesa Civil entra em alerta severo
Manaus/AM - A forte chuva que atingiu Manaus no início da noite desta quarta-feira (21) colocou a capital amazonense em alerta severo para riscos de deslizamentos e alagamentos. Até as 19h40, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec) já havia contabilizado 28 ocorrências em diversos pontos da cidade.
O balanço parcial das equipes de emergência detalha a gravidade dos impactos:
12 deslizamentos de terra;
4 desabamentos e 3 riscos iminentes de queda;
4 bueiros abertos e 1 alagamento;
Ocorrências de destelhamento, rachaduras e infiltrações.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revelam que o volume de chuva foi crítico em algumas zonas. O bairro Santa Etelvina liderou o índice pluviométrico com 110 milímetros nas últimas 24 horas, seguido pelo Tarumã (102 mm), Redenção (72 mm) e Cidade de Deus (72 mm).
A Prefeitura de Manaus informou que as equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estão em regime de prontidão. Enquanto a Defesa Civil foca nos resgates e vistorias, a Semulsp mantém equipes plantonistas para a desobstrução emergencial de bueiros.
Pela primeira vez em uma situação de crise desta magnitude, o sistema Defesa Civil Alerta (DCA) enviou notificações diretamente para os celulares dos moradores, integrando esforços entre as esferas municipal, estadual e federal.
As autoridades reforçam que a população deve evitar se abrigar sob árvores, manter distância de fiações elétricas e não trafegar em áreas alagadas.
Emergências (24h): Ligue 199.
WhatsApp Defesa Civil: (92) 98802-3547.
ASSUNTOS: Amazonas