Susam alerta os pais sobre prazo final da vacinação contra o HPV
Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, 86.888 adolescentes já receberam, em todo o Amazonas, a primeira dose da vacina contra o HPV, na campanha de imunização que está sendo realizada pelo Governo do Estado. Iniciada no dia 10 de agosto, a campanha termina na próxima sexta-feira. “Nesta reta final da campanha, reforçamos a orientação para que os pais e responsáveis autorizem a vacinação de suas filhas que estejam na faixa etária de 11 a 13 anos. Se a menina perdeu o dia de vacinação na escola e não está matriculada, basta buscar a unidade de saúde de referência, definida pelas Prefeituras para receber esses casos”, destacou Alecrim.
O secretário lembrou que, no período de 10 a 30 de outubro, o Governo do Estado, em parceria com os municípios, estará realizando a segunda etapa da campanha, para aplicação da segunda dose da vacina nas meninas que estão sendo imunizadas agora. O esquema completo de vacinação prevê, ainda, uma terceira dose, que será administrada de 10 a 28 de fevereiro de 2014. Somente com as três doses da vacina as meninas estarão com a proteção contra o vírus HPV assegurada.
O HPV está associado a mais de 70% dos casos de câncer do colo do útero, doença que ainda tem alta incidência no Amazonas. O governador Omar Aziz decidiu implantar o Programa de Imunização contra o HPV como parte das ações para o enfrentamento da doença e o Estado foi o primeiro do país a oferecer a vacina gratuitamente na rede pública de saúde.
De acordo com o balanço da Susam, 29 municípios do interior já alcançaram a meta de imunizar ao menos 80% da população estimada na faixa etária que é público-alvo da campanha de vacinação contra o HPV. “Os dados da vacinação estão chegando à nossa central mais lentamente nesta reta final, porque os trabalhos das equipes estão bastante concentrados nas escolas da área rural. Mas já temos pelo menos mais 12 municípios com números bem próximos desta meta”, destacou Bernardino Albuquerque, diretor-presidente da FVS, órgão vinculado à Susam, que faz o monitoramento da campanha em todo o Estado.
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas