Compartilhe este texto

'Só com redução da curva de casos da Covid-19 no Amazonas', diz MP sobre reabertura de comércio

Por Portal Do Holanda

02/05/2020 6h18 — em
Amazonas


Foto: Hirailton Gomes/MPAM

Manaus/AM - A situação do coronavírus no Amazonas e nos municípios do estado foi assunto da reunião por videoconferência realizada, nesta quinta-feira (30) pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), com a presença da Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, o governador do Estado Wilson Lima e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, além de integrantes do Comitê Interinstitucional do qual também participam os Tribunais de Contas (TCE-AM) e de Justiça do Amazonas (TJAM), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM),o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e também com representantes do comércio e da indústria. 

A Procuradora-Geral  de Justiça Leda Albuquerque afirmou que parte da sociedade não entende a gravidade da doença e não dá a devida importância ao isolamento social. Além de discordar sobre o retorno das atividades, mesmo que gradual, no Estado.

“Esse debate do cronograma se deu dentro de um contexto maior e o Ministério Público ouviu atentamente, assim como todas as instituições, mas ficou muito claro que o retorno, ainda que gradual, só vai se dar, se as condições forem outras e se a curva epidemiológica sofrer um achatamento. De outro modo, não há menor possibilidade do Ministério Público concordar com o retorno gradual das atividades, porque nós vamos ter mais pessoas infectadas e mais mortes, como tem acontecido mundo afora”, disse Leda Albuquerque.

Segundo o governador Wilson Lima, a reabertura gradual da economia no Amazonas vai depender da confirmação das projeções feitas por estudo elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, infectologistas, estatísticos e economistas, coordenados pelos professores Samy Dana e Alexandre Simas.

A chefe do Ministério Público estadual ponderou que a situação afeta a economia e que aquele projeto de retorno revela uma preocupação do governo, junto com o empresariado local, de debater essa retomada das atividades laborais, o que tem muita coisa em jogo. Mas, alertou: "o momento exige o isolamento social. O isolamento precisa ser mantido”, afirmou a Procuradora-Geral de Justiça.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, fim do isolamento, isolamento social, mpam coronavírus, reabertura de comércio, Amazonas

+ Amazonas