Prefeitura de Novo Airão anuncia exonerações e redução no salário de servidores

Por Portal do Holanda

04/09/2015 16h49 — em Amazonas

Novo Airão/AM - Diante do cenário de crise econômica e queda na arrecadação, a Prefeitura de Novo Airão, distante a 180 quilômetros de Manaus, anunciou na última quarta-feira (2) a exoneração de aproximadamente 100 funcionários comissionados e a extinção de pelo menos quatro secretarias. A medida, que faz parte de um decreto para conter os gastos e manter a máquina pública funcionando, deve gerar uma economia de 20% a 30% sobre a folha de pagamento do município.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Climério Júnior, as exonerações foram necessárias e as pastas extintas deverão ser incorporadas ou fundidas com outros órgãos da administração municipal.

“Haverá junção das secretarias, a de Finanças, por exemplo, será incorporada pela a de Administração. As outras ainda estão em estudo para serem unificadas, mas devemos ficar com oito das 12 secretarias que temos hoje”, declarou.

Ainda segundo Climério, além do corte de comissionados, também houve a redução de salário de seis coordenadores da prefeitura, que passaram a serem gerentes. Ele revelou que também há estudo em andamento que prevê a diminuição de salário da prefeita, do vice-prefeito e dos secretários do município. Conforme o secretário de Finanças, o levantamento sobre a viabilidade da medida será feito até o final do mês.

Proposta

O projeto, que tenta salvar o município de um colapso financeiro, foi formulado pelo Executivo municipal em conformidade com o Legislativo de Novo Airão. As informações do Executivo são de que, com a diminuição de repasses, a folha de pagamento do município se tornou inviável, por isso, foi preciso enxugar e cortar as despesas, começando com as demissões de cargos excedentes da prefeitura.

A prefeita, Lindinalva Ferreira (PT), adotou o projeto para não deixar a prefeitura se quebrar, visto que, se continuasse como estava, a máquina pública não teria condições de continuar funcionando por muito tempo. Mas, a medida deve impactar em muitas ações, uma delas é no possível cancelamento do Festival do Peixe Boi, realizado anualmente em meados de outubro em Novo Airão.

A previsão é que até o fim desta sexta-feira (4) a primeira reforma administrativa seja concluída.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas