Recomendações de cuidados com doenças da cheia são reforçadas

Para evitar a ocorrência de surtos de doenças ocasionadas pelas cheia dos rios, a Prefeitura de Manaus, tem recomendando uma série de medidas nos bairros mais afetados pelos efeitos das enchentes. O objetivo é prevenir doenças e reduzir o impacto à saúde da população.
As inundações aumentam os riscos de contaminação e disseminação de doenças infecciosas, transmitidas por água ou alimentos contaminados, como leptospirose, hepatite A, hepatite E, febre tifóide, cólera, doenças diarreicas (por Escherichia coli, Shigella, Salmonella) e dermatites.
As recomendações incluem a utilização de hipoclorito de sódio para cloração de água para consumo humano; atualização da situação vacinal (Antitetânica, Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela) das pessoas em área de risco; procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próximo quando houver o surgimento de sinais e sintomas de doenças provenientes da ingestão de água ou alimentos contaminados; evitar o contato com água potencialmente contaminada ou proveniente de áreas alagadas; e armazenar e descartar adequadamente o lixo doméstico evitando o acúmulo.

ASSUNTOS: Amazonas